Rock Content – BR https://rockcontent.com/br Marketing Content Wed, 23 Aug 2023 19:11:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.3 https://rockcontent.com/br/wp-content/uploads/sites/2/2021/02/favicom-rock-content-min.png Rock Content – BR https://rockcontent.com/br 32 32 5 momentos em que a fotografia me faz um designer melhor https://rockcontent.com/br/blog/fotografia-e-design/ Wed, 23 Aug 2023 19:11:17 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69653 Embora a disciplina de fotografia faça parte da maioria (se não de todos) dos currículos dos cursos de design, foi apenas recentemente que decidi aprofundar meus conhecimentos e sair do nível básico. Não sei se é óbvio dizer que a fotografia e o design são campos complementares, mas é certo que, pelo menos, compartilham diversos […]

The post 5 momentos em que a fotografia me faz um designer melhor appeared first on Rock Content - BR.

]]>
Embora a disciplina de fotografia faça parte da maioria (se não de todos) dos currículos dos cursos de design, foi apenas recentemente que decidi aprofundar meus conhecimentos e sair do nível básico.

Não sei se é óbvio dizer que a fotografia e o design são campos complementares, mas é certo que, pelo menos, compartilham diversos conceitos. E é sobre isso que venho falar hoje: como a fotografia tem aprimorado o meu processo de design.

A ideia aqui não é abordar a parte técnica (um assunto bastante extenso e em que ainda estou nos estágios iniciais enquanto fotógrafo), mas sim trazer alguns conceitos que tenho aplicado no meu dia a dia como designer na Rock Content e que têm feito diferença no meu trabalho.

1. Ao recuperar a mentalidade de iniciante

Ao começarmos a aprender de algo que nos interessa, ficamos mais abertos a praticar, experimentar e aprender com nossos próprios erros. Esse é um momento ideal para estimular a criatividade e enxergar novas possibilidades.

No caso da fotografia, não é diferente.

Adquirir conhecimentos sobre novas formas de enquadramento ou aprender sobre dupla exposição, por exemplo, ilustra como conceitos fotográficos podem enriquecer layouts com um toque extra de originalidade.

Por outro lado, um “especialista” que dominou os fundamentos e acumulou experiência pode cair na armadilha de ficar preso a processos que ele já sabe que funcionam em prol da eficiência, prejudicando a criatividade. 

Iniciar minha jornada na fotografia reavivou essa mentalidade de iniciante em mim e, junto a ela, ressurgiu a vontade de experimentar e descobrir novos processos.

2. Ao estudar sobre composição

Esta é uma disciplina compartilhada tanto pelo design quanto pela fotografia.

Princípios como simetria (ou a ausência dela), equilíbrio, regra dos terços, linhas-guia, enquadramento e espiral áurea são igualmente relevantes tanto para um layout quanto para uma foto.

O estudo da fotografia envolve compreender e manejar a percepção espacial, ou seja, as relações espaciais entre os elementos dentro de um enquadramento.

O aprimoramento dessa percepção contribuirá para a melhoria na distribuição e diagramação de elementos dentro de um layout.

Nesta foto, por exemplo, capturei duas argentinas apreciando o pôr do sol na “Janela do Paraíso”, em Arraial do Cabo, RJ. Essa imagem ilustra bem a composição, aproveitando o enquadramento natural da janela e aplicando a regra dos terços: as duas mulheres ocupam ⅔ da largura e ⅓ da altura da foto. 
A técnica da dupla exposição (à esquerda) me auxiliou na criação da capa da 6ª edição da Rock Content Magazine (à direita). Nos exemplos, duas imagens são sobrepostas de modo que possamos visualizar ambas em uma única composição. Utilizei esse princípio para retratar pessoas e as cores do arco-íris sobrepostas, resultando no efeito presente na capa.

Um outro exemplo interessante reside na relação entre os enquadramentos variados das peças de design e as diferentes distâncias focais das lentes fotográficas.

Peças de formato horizontal, como banners, assemelham-se a enquadramentos mais amplos proporcionados por lentes grande angulares. 

Já nas redes sociais, o formato vertical das câmeras de smartphones (geralmente 1080x1920px) é predominante.

Dessa forma, um mesmo banner horizontal, mencionado anteriormente, necessita de uma versão vertical para ser compartilhado nos Stories do Instagram, por exemplo.

Este exemplo mostra a mesma arte diagramada em formatos diferentes: um banner para o blog, um post quadrado para redes sociais e um story vertical. Neste caso, vemos 3 enquadramentos diferentes, mas eu precisei rediagramar a disposição dos elementos conforme eu tinha mais ou menos largura em cada formato. 

Ao estudar composição fotográfica, o designer tem um arsenal mais versátil de opções para organizar elementos gráficos e textuais de acordo com o formato de cada peça.

3. Ao estudar sobre storytelling

O storytelling é outra disciplina de extrema importância na fotografia.

Através dela, a captura de momentos adquire um significado e propósito mais profundos, assemelhando-se à maneira como uma obra de arte evoca sensações e impressões no observador.

Ao aprimorar a habilidade de contar histórias na fotografia, o designer incorpora uma ferramenta poderosa para tornar seus layouts mais atrativos e envolventes, utilizando as imagens não apenas para comunicar, mas também para narrar histórias e despertar emoções.

Um exemplo de storytelling pela fotogragia: um tocador de trompete solitário sentado nas muralhas da “Ciudad Amuralhada” em Cartagena das Índias, Colômbia. A imagem nos leva a especular a história por trás dela: que música ele estava tocando? Ele estava apenas praticando ou era um artista de rua? Será que faz parte de algum grupo musical ou de uma orquestra?

O resultado é ainda melhor quando conseguimos aliar imagem e texto para contar de forma criativa uma história condizente com o conceito de uma campanha, por exemplo.

4. No processo criativo

Design e fotografia compartilham etapas do processo criativo que vão desde a concepção de um ensaio ou campanha até a experimentação, criação de versões e refinamento final.

Estudar fotografia não apenas é uma forma de praticar esses processos, mas também de aprimorar a sensibilidade estética e a análise crítica, fundamentais no processo criativo.

A fotografia também aprimora a capacidade visual de solução de problemas, pois exige raciocínio rápido para capturar momentos específicos com configurações adequadas, adaptação à iluminação, planejamento da melhor hora para fotografar e improvisação quando as coisas fogem ao planejamento.

5. Ao observar o mundo à minha volta

Por fim, a fotografia intensificou minha observação do mundo ao meu redor.

A sensação de que uma foto incrível pode surgir a qualquer momento torna uma simples caminhada vespertina pelo bairro uma expedição fotográfica e uma colheita rica de referências.

Dessa maneira, em poucos passos, já me vejo dedicando mais atenção à iluminação do pôr do sol (a “hora dourada”), às pessoas em movimento (gerando retratos autênticos do cotidiano), a espécies de pássaros previamente ignoradas, às combinações de cores e texturas na loja de tecidos e, especialmente, à beleza que permeia tudo isso.

Essa atenção mais aguçada e essa perspectiva contemplativa do mundo têm revigorado minha criatividade ao mesclar cores, tipografias, ilustrações e elementos gráficos. 

Se você estiver hesitante em começar (ou retomar) a capturar imagens, posso afirmar que tem valido a pena.

Quer continuar se atualizando com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Nós cobrimos todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

The post 5 momentos em que a fotografia me faz um designer melhor appeared first on Rock Content - BR.

]]>
5 motivos para começar a usar o WriterAccess em sua agência de marketing https://rockcontent.com/br/blog/writeracess-agencia-de-marketing/ Wed, 23 Aug 2023 18:26:43 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69650 Implementar o WriterAccess em sua agência de marketing permite que você entregue um conteúdo excepcional, aumente a produtividade e fortaleça a presença da marca dos seus clientes. E eu vou te mostrar o porquê!

The post 5 motivos para começar a usar o WriterAccess em sua agência de marketing appeared first on Rock Content - BR.

]]>
Como profissional que trabalha com o público há quase 10 anos, posso dizer que a criação de conteúdo é um aspecto fundamental das estratégias modernas de marketing e comunicação das agências de marketing.

De fato, 88% dos profissionais de marketing que já fazem trabalho de SEO planejam aumentar ou manter seu investimento este ano, enquanto o Marketing de Conteúdo foi apontado como uma das principais prioridades das equipes de Marketing nas pesquisas recentes.

Com isso em mente, é possível ver por que a criação de conteúdo estratégico pode impulsionar o crescimento dos negócios e criar impressões duradouras na mente dos consumidores.

E é exatamente por isso que as agências se esforçam para se destacar em um cenário competitivo e se conectar com seu público-alvo.

Mas, quando você gerencia e é responsável pelo conteúdo de muitas marcas, de diversos nichos e com públicos distintos, pode ser muito desafiador desenvolver conteúdos que gerem valor para cada um de seus clientes.

Se você possui uma agência de marketing ou trabalha em uma, e este é um desafio constante para você, fico feliz em dizer que o WriterAccess pode ser a solução perfeita para você e sua equipe.

Por meio de sua extensa rede de talentos, a plataforma possibilita que agências de marketing acessem um grupo diversificado de especialistas da indústria capazes de criar conteúdo personalizado para atender a suas necessidades específicas.

Além disso, o WriterAccess se destaca ao promover a colaboração entre agências de marketing e seus clientes, tornando o processo de criação de conteúdo mais transparente e eficiente.

Ainda não se convenceu? Então, vamos ver as 5 principais características que são particularmente benéficas para agências de marketing:

1. Acesse uma grande variedade de redatores, designers e criadores de conteúdo

Como mencionei, o WriterAccess oferece acesso a uma vasta rede de profissionais freelancers habilidosos, com diversas expertises.

A versatilidade e flexibilidade desses profissionais permitem que as agências de marketing atendam a uma ampla variedade de necessidades de conteúdo, seja para blog posts, conteúdo para redes sociais ou artigos específicos para determinados segmentos.

Além disso, a disponibilidade de redatores especializados em diferentes setores garante um conteúdo preciso e criativo, alinhado com os requisitos específicos dos clientes e demonstrando o comprometimento da agência em entregar informações valiosas.

Um exemplo é a agência de marketing digital full service RivalMind, que aumentou sua produção de conteúdo em 67% graças à plataforma WriterAccess.

Anteriormente, conforme contou o chefe de estratégia de marketing de pesquisa, era difícil para os redatores internos manter a qualidade do conteúdo que os clientes precisavam e esperavam.

O mesmo aconteceu com a agência de marketing InfoStream Solutions, que possuía uma equipe de redatores internos extremamente talentosos.

No entanto, como explicou o COO, “não importa o quão habilidosos sejam nossos redatores de conteúdo [internos], não é possível que eles tenham experiência em todos os setores”.

Sua equipe interna costumava gastar muito tempo pesquisando conteúdo específico para determinados segmentos, resultando em atrasos nos projetos e frustração.

Tudo isso mudou com o WriterAccess: “Fomos muito atraídos pela economia de tempo e energia.” Ao contar com uma diversificada equipe de redatores, as agências não só economizam tempo e recursos, mas também são incentivadas a obter novas perspectivas e abordagens criativas na criação de conteúdo.

Ao deixar as tarefas de redação para os profissionais, as agências de marketing podem concentrar-se em suas competências principais e lidar com vários projetos simultaneamente.

Trabalhar com um leque de freelancers em uma plataforma fácil de gerenciar permite às agências:

  • Reduzir os custos operacionais.
  • Atender a diversos clientes com qualidade e rapidez.
  • Permitir entregas de grande porte.
  • Realocar recursos, já que a agência não está vinculada a uma estrutura de custos fixos para a equipe de produção de conteúdo, podendo investir esforços e pessoal em atividades mais estratégicas, obtendo uma vantagem competitiva.

Esse fluxo de trabalho contínuo contribui para a consistência do conteúdo, permitindo que as agências mantenham uma identidade de marca forte e reconhecível para cada cliente.

2. Economize tempo com ferramentas de gerenciamento de conteúdo

O WriterAccess oferece recursos robustos de gerenciamento de conteúdo que facilitam a organização, agendamento e o monitoramento de projetos. Isso faz dele uma plataforma poderosa para agências de marketing em busca de um processo eficiente de criação de conteúdo.

Um dos principais aspectos das ferramentas de gerenciamento de conteúdo é a funcionalidade de agendamento fácil de usar: as agências de marketing podem definir prazos e cronogramas para cada projeto, garantindo que a entrega de conteúdo esteja alinhada com as estratégias de marketing de seus clientes, evitando atrasos e assegurando um processo de criação de conteúdo tranquilo.

Além disso, a plataforma permite que as agências priorizem projetos, aloquem recursos de forma eficaz e gerenciem vários projetos simultaneamente, aumentando a produtividade geral.

Por exemplo, o recurso de monitoramento de projetos permite que as agências monitorem o progresso de cada projeto, revisem rascunhos e solicitem revisões conforme necessário, garantindo que o conteúdo final atenda aos padrões de alta qualidade da agência e às expectativas do cliente.

E se a sua agência está acostumada a usar planilhas para gerenciar seu conteúdo, o WriterAccess pode ajudar muito a economizar seu tempo e aumentar a escala da sua produção.

A funcionalidade de “Importar Títulos em Massa” traz comodidade para o seu dia-a-dia, pois permite que você faça o upload de arquivos CSV e faça seus pedidos em massa, ao invés de preencher o briefing de cada conteúdo individualmente.

Assim, você otimiza a sua execução e ganha tempo para investir em atividades mais estratégicas e com uma maior vantagem competitiva para a agência.

Se desejar, você pode testar a plataforma gratuitamente por 14 dias e ver tudo isso na prática.

O fluxo de trabalho integrado economiza tempo e minimiza a carga administrativa, permitindo que as agências de marketing se concentrem no que é mais importante: o cliente.

3. Conte com a ajuda da Inteligência Artificial

O WriterAccess traz uma variedade de recursos inovadores, impulsionados pela Inteligência Artificial, especialmente projetados para atender às necessidades únicas da criação de conteúdo das agências de marketing.

Um destaque é o Gerador de Personas, que auxilia as agências na criação de diferentes personas para os nichos que atendem. Com base em dados demográficos e comportamentais, a IA pode rapidamente criar buyer personas detalhadas e realistas, permitindo que as agências criem conteúdo personalizado e envolvente que gere identificação junto aos potenciais clientes de seus clientes.

Com as informações fornecidas pelo Gerador de Personas, as agências de marketing também podem ajustar suas estratégias de conteúdo, garantindo que o conteúdo atenda diretamente às preferências, pontos problemáticos e interesses do público-alvo buscado, resultando em campanhas de marketing mais eficazes e impactantes.

Outra ótima ferramenta é o AI Content Wizard: em apenas 5 etapas simples, você descobrirá oportunidades de conteúdo que seus clientes estão perdendo.

Isso é possível porque, em questão de minutos, a plataforma realiza extensa pesquisa de conteúdo e análise de oportunidades para criar resumos de conteúdos pensados para otimizar o ranking do seu blog e o dos seus clientes no Google.

Por meio de informações sobre seu público, concorrentes, palavras-chave e persona, o WriterAccess é capaz de personalizar a pesquisa de conteúdo e análise de oportunidades de acordo com as necessidades comerciais de cada um de seus clientes.

Além disso o recurso de Busca Avançada permite achar o talento certo para o seu projeto através de filtros avançados ou pedir uma recomendação personalizada dos melhores talentos para vocês.

4. Crie um portal personalizado com a sua marca

O White Label Portal do WriterAccess é uma ferramenta poderosa que permite que as agências de marketing fortaleçam sua presença de marca e expandam suas capacidades de criação de conteúdo sem esforço.

Ele funciona como uma plataforma “rebrandable” e personalizável, permitindo que as agências acessem uma ampla gama de serviços de criação de conteúdo e os apresentem sob sua identidade de marca exclusiva.

Esse nível de personalização permite que as agências mantenham controle total sobre a experiência do cliente, apresentando uma aparência consistente e coesa em todos os seus canais de comunicação.

Desde o envio de solicitações de conteúdo até a comunicação com os redatores e a aprovação do conteúdo, a interface fácil de usar promove a colaboração e reduz as barreiras de comunicação entre as agências e seus clientes.

Com essas informações, as agências podem tomar decisões orientadas por dados e aprimorar suas estratégias de conteúdo para obter melhores resultados para seus clientes.

5. Integre todas as suas ferramentas de conteúdo

A integração do WriterAccess com plataformas externas oferece uma incrível conveniência para agências de marketing, tornando o fluxo de trabalho de conteúdo mais eficiente e aumentando a eficácia dos seus processos.

Ao conectar o WriterAccess ao Hubspot, WordPress, Google Analytics e outras soluções, as agências podem criar um processo unificado e centralizado de criação de conteúdo, eliminando a necessidade de alternar entre várias plataformas. Isso economiza tempo e reduz o risco de perda de dados ou falhas na comunicação.

Além disso, as agências podem aproveitar os recursos e capacidades de todas as plataformas simultaneamente, maximizando os benefícios e melhorando a experiência geral de criação de conteúdo.

Clique aqui para saber mais sobre a integração do WriterAccess com plataformas de terceiros

Como você viu, o WriterAccess oferece uma infinidade de benefícios para agências de marketing que desejam aprimorar suas estratégias de criação de conteúdo e gerar resultados excepcionais para seus clientes.

Ao aproveitar as possibilidades do WriterAccess, as agências podem navegar pelo dinamismo do cenário digital com confiança, se consolidar como especialistas em conteúdo e garantir a satisfação duradoura dos seus clientes, reforçando sua posição no campo do marketing de conteúdo, que está sempre em evolução.

E se você ainda não utiliza o WriterAccess em sua agência de marketing, agora é a hora perfeita para experimentá-lo: clique aqui e comece seu teste gratuito de 14 dias!

The post 5 motivos para começar a usar o WriterAccess em sua agência de marketing appeared first on Rock Content - BR.

]]>
Serviços de redação e conteúdos freelancer: 6 dicas para escolher a melhor plataforma https://rockcontent.com/br/blog/servicos-de-redacao-conteudos-freelancer-melhor-plataforma/ Mon, 21 Aug 2023 19:14:20 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69640 Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que a produção de conteúdo é um dos pilares mais importantes de uma estratégia do marketing — e também o calcanhar de Aquiles de grande parte de pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque, em torno da produção de conteúdo, há várias etapas que as marcas devem […]

The post Serviços de redação e conteúdos freelancer: 6 dicas para escolher a melhor plataforma appeared first on Rock Content - BR.

]]>
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que a produção de conteúdo é um dos pilares mais importantes de uma estratégia do marketing — e também o calcanhar de Aquiles de grande parte de pequenas, médias e grandes empresas.

Isso porque, em torno da produção de conteúdo, há várias etapas que as marcas devem prestar atenção, como:

  • Construir uma estratégia relevante e recorrente;
  • Mapear conteúdo;
  • Trazer variedade de conteúdos em todas as etapas do funil;
  • Distribuir recursos (equipe, tempo e investimento) entre tarefas estratégicas, como planejamento de SEO, e tarefas táticas, como a produção do conteúdo em si;
  • Manter a qualidade enquanto produz em escala;
  • Análises e otimizações para crescimento constante. 

Nós já contamos aqui na Rock Content como optamos por manter a equipe interna focada nas tarefas estratégias, enquanto a produção de conteúdo é terceirizada por freelancers (e como fazemos isso, na prática).

De fato, optar por serviços de redação e conteúdos freelancers pode ser uma solução extremamente eficiente para escalar sua produção de conteúdo em diversos formatos, sem perder a qualidade e o olho no resultado. 

Mas, para isso, alguns detalhes devem ser levados em conta, tanto na hora de saber se esta opção faz sentido para sua empresa, como para entender qual seria a melhor plataforma para você. 

Marketing de Conteúdo: potenciais e desafios atuais

Em linhas gerais, o marketing de conteúdo visa atrair, engajar e converter clientes por meio da criação de conteúdos relevantes em seus mais diversos formatos. 

Segundo o State of Marketing Report de 2023, 29% das equipes de marketing usam blog posts e sites otimizados para atrair e converter leads. Dessa porcentagem, 88% planejam aumentar ou manter o investimento em 2023. 

E não só de conteúdos escritos para blog e sites se faz uma estratégia de marketing de conteúdo. O mesmo relatório aponta como uma das principais tendências para o ano a criação de vídeos curtos para Instagram, YouTube e TikTok.

Somos suspeitos para falar, mas dificilmente uma estratégia de marketing de crescimento constante e sustentável a longo prazo é efetiva sem que haja conteúdo.

Mas, como qualquer coisa dentro do marketing, tal potencial vem com seus desafios.

A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade e a criatividade, mas com limitações que sempre dependerão do toque humano.

Outro desafio constante entre as marcas é operar com um time de marketing, muitas vezes, reduzido, que exige com que tenham que ser ainda mais assertivas em suas decisões para otimizar o trabalho, escalar a produção e maximizar os resultados

Neste ponto, utilizar um marketplace para serviços de redação e conteúdos freelancer pode, sim, ser uma excelente solução.

O que é um marketplace de conteúdos freelancer e serviços de redação 

Quando falamos em um marketplace de conteúdos freelancer, o primeiro pensamento que vem a cabeça é um espaço para encontrar profissionais prontos para trabalhar na execução de projetos diversos. 

E, resumidamente, sim, é isso. Mas isso?

Um marketplace de conteúdos freelancer é uma plataforma onde você encontra diversos profissionais: serviços de redação, designers, estrategistas, editores e tradutores, por exemplo. 

Mas, para além da base de talentos, uma boa plataforma de conteúdo também possui ferramentas para tornar o processo de ponta a ponta otimizado e eficiente

O marketplace de conteúdo escolhido deve, no mínimo, garantir que:

  • Você tenha acesso a uma rede de talentos pronta para entregar conteúdos de qualidade, de acordo com sua necessidade e nicho de mercado;
  • Ferramentas que facilitam a solicitação e gestão de seus projetos;
  • Fácil alinhamento entre as partes para um conteúdo dentro das expectativas e dentro do planejado;
  • Possibilidades de integração que centralizam as operações de produção de conteúdo;

Para que os mecanismos de busca identifiquem o seu site como autoridade em seu setor, é essencial que você some a qualidade com a quantidade de conteúdos relevantes dentro do seu calendário e planejamento.

Dessa forma, o marketplace de conteúdo entra para somar qualquer time de marketing, independente do seu tamanho e complexidade, para que os conteúdos mantenham a relevância, constância e estratégia necessária. 

“Ok, entendi que usar serviços de redação freelancer faz sentido para meu negócio. Mas como escolher o melhor marketplace de conteúdo dentre os disponíveis no mercado?”

Talvez essa seja a sua pergunta neste momento, e é um questionamento justo. 

Há alguns pontos importantes a serem levados em consideração na hora de escolher o seu marketplace de conteúdo.

Como escolher o melhor marketplace de conteúdo para serviços de redação freelancer? 

O marketplace de conteúdo ideal é aquele que atende a maior parte das necessidades de conteúdo da sua empresa.

Existem diversos no mercado: WriterAccess, Workana, Contentools, 99Freelas, etc.

Selecionei aqui alguns dos principais recursos para você levar em consideração na hora de escolher a sua:

1. Seleção de talentos e garantia de uma base especializada e qualificada

Um dos diferenciais de algumas plataformas, e um dos principais benefícios de uma solução de conteúdo, é o processo de seleção de talentos. 

É vital que você tenha certeza que os talentos disponíveis são especializados e com experiência em criação e estratégias de conteúdos

O marketplace de conteúdo freelancer ganha pontos extras se conseguir te ajudar a filtrar a base de talentos por especialidade (como conhecimento em SEO, por exemplo), nicho de mercado — afinal, dependendo do nicho, um redator genérico pode não ser tão eficiente — e avaliações, por exemplo. 

Procure entender como é o processo de seleção desses talentos, se existe alguma avaliação de perfil e experiência

Tente evitar plataformas em que qualquer pessoa interessada pode se cadastrar facilmente e se tornar redatora ou designer. O ideal é que o marketplace de conteúdo te dê segurança e garantia de trabalhar com profissionais selecionados e preparados para a produção de conteúdos de alta qualidade. 

No WriterAccess, por exemplo, há uma equipe dedicada para avaliar todos os perfis que se candidatam na plataforma.

Esta equipe faz a revisão de currículos e experiências, seleciona profissionais qualificados e é responsável pelo acompanhamento e gestão da base disponível para o desenvolvimento do profissional, para garantir um conteúdo a altura do que o cliente procura e espera.

2. Diversidade da base de talentos

Ao falar da diversidade da base de talentos falamos de dois pontos. 

Primeiro, no que diz respeito funções diversas em um único local. Plataformas com redatores, designers, editores… tudo concentrado em uma única solução. 

Segundo, no que diz respeito a talentos de uma mesma área com níveis técnicos e conhecimentos específicos em diferentes setores e formatos de conteúdo

Conseguimos encontrar no mercado ferramentas focadas em apenas um perfil de talento (apenas para designers ou redatores, por exemplo) e ferramentas que oferecem talentos diversos em um único local. 

Ferramentas com uma base de talento mais ampla facilitam e centralizam ainda mais a produção de conteúdo, pois conseguem atender desde um artigo à um ebook, animação, ilustração, edição, e diversos outros em um único local, otimizando seu tempo destinado à criação e gestão dos conteúdos. 

Nesse mesmo caminho, conseguimos encontrar ferramentas com bases de talentos amplas com profissionais extremamente técnicos para entrega de conteúdos ricos, e outros com conhecimentos mais gerais para conteúdos menos aprofundados (sem perder a qualidade). 

Ou seja, conteúdos para todas as etapas do funil. 

Dica: no WriterAccess você encontra redatores, designers, editores, estrategistas e tradutores com conhecimento e experiências diferentes, nos mais diversos setores e formatos de conteúdo para escalar a sua estratégia. E você pode testar a plataforma por 14 dias grátis.

3. Ferramentas que facilitem e agilizem suas solicitações e gestão de seus conteúdos

Uma das maiores preocupações quando falamos de serviços de redação e marketplaces de conteúdo é o alinhamento com o talento que irá trabalhar no projeto

Para isso, as plataformas oferecem de ferramentas variadas para garantir que a comunicação seja limpa e sem ruídos, indo desde ferramentas para briefings completos à opções de contato direto com o talento. 

Isso facilita muito que o resultado final do que foi solicitado esteja dentro do esperado, ou ainda que supere as expectativas da empresa.

Vou ilustrar com o WriterAccess como exemplo:

Quando você solicita um conteúdo dentro da plataforma, é necessário preencher um formulário que traz o direcionamento necessário para para o talento entender o que é o projeto, quem é a empresa para a qual ele escreve, a persona que ele precisa alcançar, as palavras-chaves que precisa explorar. 

E aqui, tenho dois pulos do gato:

Se, por qualquer motivo, você não tenha clareza da sua persona ou precisa de uma mão em relação à ideias de conteúdo, o WriterAccess possui uma IA integrada específica para geração de personas e outra para estratégias de conteúdo.

Outra grande facilidade da plataforma é a possibilidade de salvar templates de briefing. Ou seja, você não precisa preencher o formulário completo toda vez que for solicitar um novo conteúdo, pode simplesmente salvar as informações que quiser replicar no seu template.

Por fim, o WriterAccess também esmiuça o tamanho ideal do conteúdo e uma definição de cronograma de acordo com o calendário do cliente, e permite que haja contato com o talento durante todo o processo. 

4. Ferramentas de gestão da produção de conteúdo

Além da interface de solicitação de conteúdos do marketplace que você escolher, outro ponto importantíssimo que você deve analisar são as ferramentas para gerenciar suas solicitações e materiais. 

Quanto mais intuitiva for a plataforma, com dashboard claro das suas solicitações e facilidade de acompanhar, aprovar, solicitar edições e gerenciar demandas, melhor.

Você precisa ser capaz acompanhar de forma fácil e eficiente etapa por etapa da criação de cada projeto para garantir o cumprimento de prazos, o alinhamento com o birefing inicial, e a entrega de um conteúdo com a qualidade esperada. 

5. Uso da Inteligência Artificial para otimizar a produção de conteúdo

Não poderia deixar de falar dela. Uma das maiores tendências do marketing hoje em dia é a inteligência artificial. 

O ChatGPT se popularizou como ferramenta de auxlia na criação de textos, e-mails e conteúdos no geral. De fato, a IA tem o poder de comoditizar conteúdos simples, muitas vezes de qualidade inferior.

Leia também: Como a equipe da Rock Content utiliza a Inteligência Artificial

Ao mesmo tempo, a IA tem a incrível capacidade de agilizar processos e aumentar o potencial do conteúdo aliado à criatividade humana

E é neste ponto que os marketplaces de conteúdo podem agregar (e muito!) utilizando Inteligência Artificial. 

Pode ajudar, por exemplo, na otimização de processos como mapeamento de conteúdo, definição de tópicos, criação de personas… tudo isso utilizando como base dados reais do seu negócio, para gerar oportunidades novas de conteúdo específicas para você. 

De forma resumida, o uso da Inteligência Artificial soma às plataformas de conteúdo de modo que ela torna o processo mais eficiente, sem abrir mão da criação de conteúdos humanizados e originais.

O WriterAccess tem sido uma dos grandes pioneiros na implementação de IA em sua plataforma para permitir, por exemplo: 

  • Definição de personas
  • Mapeamento de conteúdo com base no segmento, concorrentes, domínio e na persona de cada usuário
  • Sugestão de tópicos semanais baseados nos seus conteúdos anteriores e mais
  • Detecção do uso de IA na redação do conteúdo visando garantir conteúdos feitos por talentos. 

Ao utilizar dessas ferramentas o seu processo se torna ainda mais rápido e completo, além de aumentar a capacidade da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Conheça todas as ferramentas de IA da WriterAccess

6. Possibilidades diversas de integrações

Por fim, um dos grandes diferenciais das plataformas que encontramos no mercado são as possibilidades de integração que cada uma oferece

Integrações com ferramentas de SEO, automação de marketing, redes sociais, análise de dados… quanto maior for o leque de integrações com ferramentas que você já utiliza em seu time de marketing, melhor. 

As possibilidades de integração centralizam ainda mais toda a operação da criação de conteúdo em um único local para tonar o processo ainda mais eficiente e completo. 

Em outras palavras, em uma única plataforma você consegue encontrar talentos, solicitar conteúdos, gerenciar a criação de conteúdos e depois direcioná-lo para o canal de comunicação correto, ou exportá-lo no melhor formato e acompanhar seus resultados. 

O WriterAccess traz de integrações como WordPress, LinkedIn, HubSpot, SEMRush, e várias outras opções e possibilidades para que você consiga concentrar todos os esforços da criação de conteúdo em um único lugar. 

Confira aqui todas as integrações do WriterAccess

Conclusão

Os serviços de redação freelancer e marketplaces de conteúdo podem ser a solução ideal para uma criação de conteúdo otimizada, eficiente, escalada e de alta qualidade. 

É fundamental saber escolher a melhor plataforma para seu negócio. 

Por isso, avaliae os principais pontos que atendem sua demanda — desde a diversidade da base de talentos e a qualificação dos mesmos, às possibilidades de integração que tornarão seu processo mais completo. 

Na dúvida de como escolher qual entrega o que você busca? Conheça cada uma delas, aproveite os períodos de teste, navegue pelas bases de talentos, avalie usabilidade e ferramentas para conseguir integrar a melhor à sua estratégia de marketing! 

Dica final: o WriterAccess permite que você teste a plataforma por 14 dias de forma gratuita. Para saber mais, é só clicar aqui

The post Serviços de redação e conteúdos freelancer: 6 dicas para escolher a melhor plataforma appeared first on Rock Content - BR.

]]>
O que é Legal Design, como funciona e quando utilizar? https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-legal-design/ Fri, 18 Aug 2023 18:49:33 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69622 Legal design é uma abordagem interdisciplinar para serviços jurídicos que visa criar produtos mais funcionais, acessíveis e satisfatórios para melhorar a experiência do usuário final. O conceito tem sido cada vez mais utilizado nas ações de marketing jurídico.

The post O que é Legal Design, como funciona e quando utilizar? appeared first on Rock Content - BR.

]]>
O conceito de Legal Design tem recebido destaque nos últimos anos. Essa abordagem interdisciplinar consiste em aplicar conceitos do Design centrado em pessoas para tornar mais acessíveis, intuitivos e satisfatórios os serviços jurídicos, além de prevenir conflitos e melhorar a comunicação entre as partes. Não por acaso, o Legal Design também tem sido incorporado nas ações de marketing jurídico

Afinal, ao proporcionar melhores experiências aos usuários, permite construir autoridade na área e reter clientes. Mas, afinal, como aplicar o conceito na prática?

Neste artigo, abordaremos o que é Legal Design e como funciona. Não deixe de acompanhar o conteúdo!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é Legal Design?

    Em primeiro lugar, cabe esclarecer o conceito de Legal Design. Como visto, trata-se de uma abordagem interdisciplinar que visa criar e avaliar serviços jurídicos tomando como perspectiva a sua usabilidade, utilidade e eficácia. 

    A partir da aplicação dos princípios do Design, busca-se melhorar a experiência do usuário em serviços jurídicos, tornando-os mais intuitivos, compreensíveis e personalizados. Em outras palavras, o conceito está totalmente relacionado à busca pela inclusão, acessibilidade e cidadania, temas caros ao Direito e cada vez mais valorizados pela sociedade. 

    Recentemente, o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem adotado estratégias para promover uma linguagem mais simples nos órgãos do Poder Judiciário. Entre as iniciativas tomadas, está o incentivo para que os tribunais de justiça disponibilizem explicação do “juridiquês” em certas decisões judiciais. 

    Quando utilizar o Legal Design?

    Em linhas gerais, o Legal Design pode estar presente em todos os aspectos da vida jurídica. Ao contrário do que muitos pensam, embora aproveite os conceitos do Design, a abordagem não se restringe aos elementos visuais destinados ao usuário. Trata-se, muito além, de uma forma de perceber as necessidades do mercado e pensar como o serviço poderia ser melhor. 

    Dessa forma, é possível garantir valor em cada entrega e engajar as partes envolvidas no compromisso com a relação jurídica. Nesse sentido, qualquer ferramenta capaz de simplificar processos e melhorar a usabilidade do serviço pode contribuir para a aplicação prática do Legal Design. 

    Entre os exemplos cabíveis, estão a mudança nos padrões e modelos de contratos em grandes escritórios de advocacia e a reorganização do modelo de negócios em startups. A tendência é que, cada vez mais, o mercado abrace o conceito e busque tornar produtos e serviços jurídicos mais objetivos, concisos e claros. É claro, isso também pode envolver imagens e outros recursos visuais. 

    Quais são os benefícios do Legal Design?

    Um dos principais benefícios do Legal Design é, sem dúvidas, a melhoria da experiência do usuário. De certo modo, todos os aspectos da nossa vida são regulados pelo Direito. Do nascimento à realização de um inventário, todos precisaremos, em algum momento da vida, lidar com serviços jurídicos. Por outro lado, o que se observa é um grande abismo entre a sociedade e o Direito. Em grande parte, devido à tecnicidade da área de estudo. 

    Com a aplicação dos princípios do Legal Design, por outro lado, o que se espera é trazer a sociedade para mais perto do universo jurídico. Quanto maior a compreensão sobre os serviços, mais sólidas se tornam as relações sociais e mais fácil é prevenir conflitos. Basta pensar em como contratos complexos podem gerar demandas judiciais por incompreensão dos termos.

    Vale destacar que a aplicação do Legal Design não se limita aos serviços oferecidos por escritórios de advocacia, mas se estende às empresas que lidam com serviços relacionados. Por exemplo, organizações de tecnologia que precisam engajar usuários nos termos de uso ou varejistas que precisam fazer a gestão de fornecedores. Tudo pode ser revisto sob a ótica do Legal Design. 

    Etapas do Legal Design

    Agora que você já sabe como funciona Legal Design e quais os benefícios, acompanhe algumas etapas importantes para aplicar o conceito. 

    1. Descoberta e Empatia

    A etapa da descoberta é o começo da jornada, quando você se pergunta: “Qual problema preciso resolver?”. É o momento ideal para se colocar no lugar do usuário e entender como o produto ou serviço jurídico pode entregar maior valor. Sendo assim, explore possíveis dores das partes envolvidas na relação jurídica e defina os resultados que precisam ser alcançados. 

    2. Interpretação e Definição

    A segunda etapa pode ser entendida como uma extensão da primeira. Agora, a partir das informações e dores levantadas, você deve entender o problema sob todas as óticas possíveis e organizar os principais tópicos que serão aprimorados. Desse modo, é possível trabalhar com maior foco e gerar resultados efetivos. 

    3. Ideação

    Este é o momento em que você pode deixar a criatividade fluir e pensar como o problema identificado deve ser resolvido. Não há uma fórmula ou um caminho exato para propor soluções. Mas o resultado deve garantir uma melhor experiência ao usuário, promover praticidade e engajamento.

    4. Prototipação

    Após a fase de ideação, chega o momento de experimentar e construir um protótipo. A partir de então, é possível tornar a solução tangível e observar sua viabilidade. É importante lembrar que, assim como em outros projetos, o protótipo auxilia na redução de desperdícios, uma vez que permite corrigir erros e realizar ajustes em menor escala.

    5. Testes e evolução

    Por último, é preciso colocar à prova o protótipo. Aproveite para coletar feedbacks e perceber se o novo produto ou serviço jurídico resolve o problema identificado. Se necessário, opere melhorias e crie novos protótipos e testes para encontrar a melhor solução. 

    Aplicações do Legal Design no setor jurídico

    Muitos podem pensar em “Design” apenas como sinônimo de arte ou estética. Na verdade, o termo também se refere ao ato de pensar e propor soluções criativas. Não é por acaso que o Design Thinking é um processo que pode ser muito bem aproveitado no Legal Design.

    Por meio dele, é possível estimular o pensamento crítico e olhar a solução pela perspectiva do consumidor ou do mercado para propor soluções dinâmicas. E, como visto, existem inúmeras formas e aplicações do Legal Design no setor jurídico. Confira a seguir alguns exemplos!

    Visual Law

    Como o próprio nome já indica, visual law faz referência à capacidade de visualizar, por meio de representações, dados e informações complexas. Para que isso seja possível, muitos profissionais se utilizam de recursos como:

    • ícones;
    • destaques;
    • linhas do tempo;
    • marcadores.

    Essas e outras ferramentas permitem estruturar as informações e organizá-las, fazendo com que documentos densos e complexos sejam facilmente apreendidos. Mudanças simples de espaçamento e diagramação, por exemplo, têm o poder de tornar uma peça processual um documento de fácil leitura. Para ilustrar esse exemplo, considere as duas imagens a seguir. Imagine que ambas trazem as mesmas informações e abordam um mesmo conteúdo.

    Qual deles você escolheria para ler?

    Você certamente escolheu a imagem 1, não é mesmo? Não é por acaso. Recursos simples como infográficos, imagens e tabelas podem transformar completamente o serviço jurídico e torná-lo mais acessível e satisfatório.

    Linguagem

    A linguagem também pode transformar os serviços jurídicos em vários níveis. Desde o contato com o cliente até a elaboração de contratos ou a estruturação de peças jurídicas. É claro, nem sempre, é possível fugir de termos técnicos. Mas justificar conceitos complexos e prezar pela objetividade tende a ser benéfico tanto para os usuários quanto para os profissionais do Direito (juízes, promotores, defensores e assim por diante).

    Isso porque a comunicação limpa e assertiva auxilia na promoção da confiança entre as partes, na agilidade da prestação de serviços e na prevenção de conflitos. Se necessário, utilize resumos, fluxogramas e outros recursos de suporte ao lidar com usuários que não compreendem termos técnicos. 

    Veja, por exemplo, a página de Termos de Uso e Condições da Koin, que possui uma linguagem mais amigável e próxima dos usuários do site:

    Recursos digitais

    A tecnologia também tem sido grande aliada dos profissionais nas ações de Legal Design. Um exemplo bastante propagado no mercado são as plataformas de assinatura digital. Essas ferramentas proporcionam uma excelente experiência no fechamento de contratos a partir de tokens eletrônicos e certificações digitais.

    Entre os benefícios trazidos pela solução, estão a agilidade no processo de documentação, a economia de recursos de deslocamento e a construção de interfaces intuitivas para gerenciar a relação jurídica. 

    Gamificação

    Por fim, entre os exemplos de Legal Design vale a pena mencionar a gamificação. Trata-se da integração de elementos lúdicos a fim de aumentar o engajamento com o serviço ou produto jurídico.

    Por meio dele, é possível reter a atenção do usuário para informações importantes e estabelecer hierarquia na comunicação. A gamificação pode ser muito bem aproveitada nos produtos que se desenvolvem no ambiente virtual, uma vez que permite criar caminhos de interação contínua com o usuário.

    Sem dúvidas, o Legal Design é uma abordagem capaz de transformar o mundo jurídico e torná-lo mais próximo do mercado e das necessidades dos usuários. A aplicação adequada do conceito tende a tornar os serviços mais ágeis e eficientes e proporcionar uma comunicação clara e precisa. Isso, é claro, melhora a experiência tanto para os profissionais do Direito quanto para o cliente final. 

    Não é por acaso que o conceito tem sido cada vez mais explorado, não só por escritórios de advocacia mas também por departamentos jurídicos de grandes empresas. Afinal, o Legal Design também constitui uma importante abordagem para o marketing, capaz de trazer destaque para o produto ou serviço disponibilizado no mercado. 

    Gostou do conteúdo? O que achou desse novo conceito no universo jurídico? Se você não quer ficar de fora dessa tendência, conheça os serviços de design especializado na área jurídica pela WriterAccess!

    The post O que é Legal Design, como funciona e quando utilizar? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Como nos tornamos líderes globais usando uma rede de 15.000 freelancers https://rockcontent.com/br/blog/como-nos-tornamos-lideres-globais-usando-freelancers/ Fri, 18 Aug 2023 13:46:38 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69600 Se você conhece a Rock Content sabe que, sem nenhuma falsa modéstia aqui, somos líderes globais quando o assunto é criação de conteúdo. Ao longo de 10 anos de casa estruturamos blogs em inglês, português e espanhol que ultrapassam 8 milhões de acessos mensais (e seguem crescendo mês a mês).  O que talvez seja uma […]

    The post Como nos tornamos líderes globais usando uma rede de 15.000 freelancers appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Se você conhece a Rock Content sabe que, sem nenhuma falsa modéstia aqui, somos líderes globais quando o assunto é criação de conteúdo.

    Ao longo de 10 anos de casa estruturamos blogs em inglês, português e espanhol que ultrapassam 8 milhões de acessos mensais (e seguem crescendo mês a mês). 

    O que talvez seja uma surpresa para você, é que produzimos muito pouco do conteúdo que publicamos em casa. 

    Ao longo dos anos, ficou mais que claro para nós que seria um mal investimento de tempo e recursos produzir, na escala que produzimos, in-house

    E é por isso que eu, planejadora de SEO responsável pelo blog da Rock Content Brasil, foco quase 100% do meu tempo em análises e táticas de crescimento orgânico, conversão e outras estratégias do blog, e deixo a produção de conteúdo com os mais de 15.000 freelancers que temos no WriterAccess, o marketplace de conteúdo da Rock Content.

    Outra coisa que talvez te surpreenda, é que usar uma plataforma de conteúdo vai muito além de terceirizar a produção por aqui.

    Além da base de talentos freelancers, a própria ferramenta facilita a construção de toda a estratégia do início ao fim — desde o desenvolvimento de sua persona até a publicação do conteúdo.

    Hoje, eu te convido a vir comigo pelos bastidores da produção de conteúdo dos blogs da Rock Content de ponta a ponta.

    Como planejamos e criamos nossos conteúdos no WriterAccess?

    Antes de mais nada, quero reforçar que na Rock Content nós já temos nossas personas definidas, que norteiam nossa estratégia de conteúdo. Se este não for o seu caso, a IA de geração de personas pode te ajudar.

    Bem, nosso processo começa com a criação do calendário de publicações

    No final de cada mês, mapeamos quais assuntos estão em alta e quais são necessários para o momento do blog. Estamos investindo muito, por exemplo, em tópicos que tenham relação com inteligência artificial e como isso tem mudado o mercado de Marketing mundialmente.

    Aqui, podemos contar com o auxilio do AI Content Wizard, outra ferramenta de IA disponibilizada no WriterAccess.

    Ali é um dos primeiros pontos que observo ao buscar novos conteúdos para construir, já que a ferramenta mostra tendências em potencial ou aborda assuntos que pode ser que nunca tenhamos inserido no blog.

    Leia também: Potencialize sua estratégia de conteúdo com o AI Content Wizard no WriterAccess

    Após definirmos o calendário editorial do mês para o blog, começamos a construir os briefings

    Todos os briefings são cuidadosamente pensados para a estratégia atual da Rock Content, com detalhes importantes.

    Os nossos redatores freelancers possuem uma média de dias para essa produção, e todos os conteúdos passam pela revisão não só dos freelancers, mas também por uma revisão interna.

    Na plataforma, ao clicar em “Fazer um pedido: Redator”, podemos selecionar um modelo salvo, já que normalmente os nossos conteúdos são entre 1000 e 2000 palavras. 

    Dessa maneira, automatizamos um processo que poderia levar muito tempo, definindo o tipo de conteúdo, quem o produzirá, preço do conteúdo (já pensando nos descontos da plataforma), entre outras informações. 

    No envio do briefing para o profissional, dependendo principalmente do tópico, enviamos para redatores que possuem maiores especificações em seus portifólios. 

    Por exemplo, se precisamos falar mais sobre SEO, com certeza iremos solicitar esse texto para um profissional que já tenha experiência no assunto. E a mesma lógica é aplicada para outros nichos e temas.

    E também podemos controlar estes “templates”, os modelos de pedidos que facilitam o dia a dia. 

    Há um “Painel de Ferramentas” no menu superior que reúne não apenas os modelos, mas também os tipos de briefing, personas e muito mais. Aqui, o segredo é personalizar e definir os modelos de acordo com o que é importante para sua estratégia. 

    Escolhendo os melhores talentos para sua estratégia

    É importante para a sua empresa que escolha bem os seus profissionais para auxiliar na estratégia de marketing de conteúdo

    Essa é a hora que você me pergunta: “Diana, como raios eu vou escolher um profissional dentre os 15.000 disponíveis na plataforma?!”

    Bem, há duas ferramentas bem úteis para isso dentro do WriterAccess: a Busca Avançada e Recomendações Personalizadas.

    Funciona assim: na hora selecionar para quais talentos você quer enviar a tarefa, você clica em “Selecionar de forma inteligente”. 

    A partir daí, os algoritmos do WriterAccess irão enviar o seu pedido para talentos que combinem com o que o pedido precisa. 

    Para que a ferramenta seja o mais assertiva possível, a dica é descrever o que você quer de maneira resumida e o país de origem do talento. 

    Talento escolhido, é hora de ajustar o pagamento.

    O valor do conteúdo é definido de acordo com o tipo de solicitação para os freelancers. Você pode fazer um pagamento por palavra ou por pedido. Para designers, o pagamento é apenas por pedido.

    Agora, pense em um tipo de conteúdo que você quer para o seu site ou blog. 

    O tipo de escrita, a linguagem e maneira como tudo é comunicado, faz muita diferença quando entregamos conteúdos pela web.

    Nesse sentido, o WriterAccess possui uma ferramenta que pode nos ajudar bastante para definir quais serão os talentos que estarão ao nosso lado nessa estratégia. Por enquanto, essa ferramenta está disponível apenas para conteúdos em inglês.

    Integrações para otimizar seus conteúdos

    Por fim, a integração com algumas plataformas essenciais em nossa estratégia de SEO facilitam muito a otimização e finalização do processo. 

    Por exemplo, para SEO, você pode integrar os dados do SEMRush, descobrir tendências com o BuzzSumo e criar listas de palavras-chave.

    Para ilustrar, peguei um exemplo do SEMRush mostrando os resultados orgânicos para a palavra-chave “o que é seo”, mostrando os sites que estão na SERP para esse termo:

    Você também pode ter acesso de até 250 milhões de imagens com descontos, variando de US$0 no Storyblocks, US$6 no Getty Images e US$7 no Shutterstock. 

    Para ter acesso a estas integrações, tudo irá depender do tipo de plano que você escolherá para o seu negócio. Confira todas as integrações que o WriterAccess possui.

    Todas as integrações podem ser vistas dentro do seu Painel de Ferramentas, você poderá ver no menu lateral como encontrar as suas integrações. Lembre-se de configurá-las para ter uma experiência melhor na hora de solicitar os seus conteúdos aos talentos do WriterAccess.

    Outro ponto interessante para você explorar dentro da plataforma são os dados de inteligência que irão ajudar o seu conteúdo a performar ainda melhor. 

    É possível identificar se a linguagem do texto produzido está de acordo com o Flesch Reading Ease, pontuação de sentimento, que analisa o tom de qualquer texto em um espectro de positivo para negativo.

    Por último, também é possível avaliar as palavras-chave que você quer incluir nos artigos, verificando todos os dados dela nos mecanismos de busca.

    Essas são apenas algumas particularidades que você pode utilizar no WriterAccess para construir a sua estratégia de conteúdo com sucesso — assim como fazemos aqui, na Rock Content. 

    Se quiser ver por você mesmo, você pode testar a plataforma do WriterAccess por 14 dias de maneira gratuita. Assim, você checa tudo o que a plataforma oferece e garante que será um agregador de sucesso para o seu negócio.

    Quer continuar se atualizando com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Nós cobrimos todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

    The post Como nos tornamos líderes globais usando uma rede de 15.000 freelancers appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Como a Rock Content cria seus briefings de conteúdo? https://rockcontent.com/br/blog/como-criamos-briefings-de-conteudo/ Wed, 16 Aug 2023 16:43:29 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69506 Criar um bom conteúdo requere um briefing com informações completas e alinhado com os negócios da empresa. Veja como criamos nossos briefings e quais informações entregamos aos nossos redatores para criação de conteúdos!

    The post Como a Rock Content cria seus briefings de conteúdo? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Na Rock Content, temos um grande fluxo de conteúdos sendo criados e atualizados a todo momento como parte de nossa estratégia de SEO e crescimento orgânico. 

    Nós já explicamos aqui, anteriormente, como temos um time interno relativamente pequeno de SEO focado em estratégias, e como nós utilizamos freelancers para a produção de conteúdo em escala.

    Pois bem. Para que este grande volume de conteúdo possa ser feito de forma organizada e com o máximo de qualidade possível, foi essencial para nós trabalharmos bem a etapa do modelo de briefing para entregar aos nossos redatores.

    Vale lembrar que hoje utilizamos apenas o WriterAccess, nossa plataforma oficial de conteúdo com mais de 15.000 talentos freelancers cadastrados e verificados pelo time da Rock Content.

    Além de trazer mais segurança sobre a qualidade do conteúdo, Isso nos permite acompanhar também o conteúdo do início ao fim, passando pela redação, revisão e revisão interna. 

    O modelo de briefing passou por adaptações antes de começar a ser funcional. Para o time no Brasil, algumas informações foram diferentes para o time de criação de conteúdo nos Estados Unidos e Canadá, já que a cultura dos países são completamente diferentes.

    Mas em sua totalidade, os briefings de conteúdo têm basicamente o mesmo padrão — o que facilita muito nosso trabalho no dia a dia de gerenciamento de conteúdos.

    Como a Rock Content cria os briefings de conteúdo para os redatores freelancers?

    A primeira coisa que fizemos foi criar um layout que pudesse reunir as informações de maneira intuitiva, onde ordenamos: informações básicas, informações de SEO, o guia de criação do conteúdo e o outline.

    Além disso, também citamos fontes em alguns pontos, que possam ser informativos importantes aos redatores e revisores. 

    Por exemplo, temos o campo “Intenção de Busca”, onde explicamos sobre isso e citamos um post exatamente sobre o tema. Se o redator ou revisor não sabem a fundo sobre o tema, a intenção é que a pessoa entenda perfeitamente o termo e como aplicá-lo.

    Informação Básica

    Nesse quadro, inserimos as informações e, ao lado, sempre explicamos os conceitos. As informações nesse quadro, são:

    • Audiência: aqui, explicamos para quem o conteúdo é direcionado, como, por exemplo, para profissionais de marketing. Além disso, também informamos o estágio do funil que aquele conteúdo estará.

      (Aqui, aproveito para deixar uma dica: se você não tem clareza da sua persona ainda, dentro do WriterAccess há uma IA que auxilia na geração de personas em questão de minutos. Pode ajudar bastante como etapa prévia a criação de seus briefings de conteúdo!)
    • Objetivo: nesse ponto, falamos sobre o objetivo principal do conteúdo que será criado. Para conversão, para gerar liderança de pensamento, para informar apenas, etc.
    • Ponto de dor do público a ser aliviado por esta postagem no blog: entre aspas, citamos uma fala do público do que ele está precisando solucionar com aquele conteúdo.
    • Como este artigo será melhor do que o que já vemos na concorrência
    • Escopo do conteúdo. O que a Rock Content espera alcançar com esse post?

    SEO

    • Título da Página
    • Meta description
    • Palavras-chave
    • Número de palavras do post
    • Intenção de Busca
    • People Also Ask
    • Conteúdo concorrente ou de pesquisa
    • Categoria do post
    • Links externos
    • CTA

    Guia de criação de Conteúdo

    Nesse quadro, informamos algumas coisas que podem parecer óbvias, mas que são sempre boas de repetir, como:

    • Usar parágrafos curtos (2-3 linhas, preferencialmente);
    • O primeiro link deve ser interno;
    • Usar gráficos para mostrar dados;
    • Usar textos em negrito para enfatizar pontos-chave do texto.

    Além disso, também colocamos o nosso guia de estilo e de escrita para o profissional de redação checar sempre que necessário, além de outras informações como:

    • Tom de voz do texto;
    • Elementos visuais (se é necessário inserir imagens e como devem ser);
    • Notas para o profissional, se necessário.

    Outline

    O Outline basicamente fala sobre a estrutura do conteúdo que recomendamos. 

    Os principais elementos a serem incluídos em cada título e subtítulo do post, quais são as informações que serão necessárias como obrigatórias no texto. 

    Caso o profissional de redação que esteja escrevendo veja necessidade, ele também pode acrescentar outras informações.

    Normalmente, temos um padrão geral que pode ser:

    • H1: Título com a keyword principal
    • Introdução
    • H2 #1 Título
    • H2 #2 Título
    • H2 #3 Título
    • H2 #4 Título
    • H3 #1 Título
    • H3 #2 Título
    • H3 #3 Título
    • Conclusão

    Esse é apenas um exemplo. Dependendo do número de palavras do texto e das informações que precisamos, podemos solicitar um estilo diferente. Mas deu pra perceber como isso pode direcionar ainda melhor o profissional? 

    Após preencher todas as informações do briefing, enviamos para um de nossos especialistas freelancers. 

    E aqui, outro pulo do gato que literalmente salva horas de trabalho do time de SEO diariamente: o WriterAccess permite que você salve templates de briefings de conteúdo

    Esta função agiliza o processo em informações que se repetem, como os direcionamentos de SEO, por exemplo.

    A intenção da Rock Content é justamente trazer ao público conteúdos e informações ricas, com uma pesquisa mais aprofundada e com o cuidado de acompanhar cada etapa.

    E como é o processo de criação de conteúdo na sua empresa? Espero que o nosso processo de briefing seja útil para o seu negócio! 

    Se você ficou curioso(a) para saber mais sobre o WriterAccess, suas funcionalidades e nossa rede de talentos, saiba que você pode testar a plataforma por 14 dias de forma gratuita clicando aqui

    The post Como a Rock Content cria seus briefings de conteúdo? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Como otimizar o tempo na produção de conteúdo para blogs? https://rockcontent.com/br/blog/como-otimizar-o-tempo-na-producao-de-conteudo-para-blogs/ Wed, 16 Aug 2023 00:15:20 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69645 Otimizar o tempo na produção de conteúdo para blogs é um dos grandes desafios para redatores, criadores e profissionais de marketing. Afinal, produzir mais em menos tempo, mantendo a qualidade, significa gerar mais resultados para os seus projetos.

    The post Como otimizar o tempo na produção de conteúdo para blogs? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Produzir mais conteúdo em menos tempo: é isso que muitos redatores e criadores desejam para aumentar seu rendimento no trabalho. Sem tirar o olho da qualidade, é possível lançar mão de algumas estratégias para otimizar o tempo na produção de conteúdo para blogs.

    Um blog sempre atualizado ganha pontos com o Google, já que sempre oferece conteúdo fresco para os leitores. Com informações recentes e atualizadas, os posts tendem a ser mais relevantes para os usuários. Por isso, é importante ter uma produção de conteúdo constante.

    Neste artigo, vamos ver algumas ideias para otimizar o tempo de produção de conteúdo e manter o trabalho constante de publicações no blog. Confira a seguir como fazer isso.


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Gestão do tempo: como isso ajuda a otimizar a produção de conteúdo?

    Antes de pesquisar hacks de escrita e baixar qualquer ferramenta, olhe primeiramente para a sua rotina. Como está a gestão do seu tempo para produzir conteúdos?

    Talvez você esteja desperdiçando tempo com tarefas que não são prioritárias ou tenha dificuldade de definir uma meta que oriente seu trabalho. Então, vamos ver agora algumas dicas para gerenciar melhor o seu tempo na produção de conteúdos.

    Planeje suas tarefas

    Em vez de sair criando conteúdos, comece planejando as suas tarefas. O planejamento do que você vai fazer — as tarefas do dia, as pautas de produção, a escrita de um post — ajuda a organizar o seu trabalho. Assim, você não vai mais se perder nas atividades nem gerar retrabalho por ter feito algo que não precisava.

    Revise sua rotina

    Analise sua rotina das últimas semanas e identifique quais hábitos você pode melhorar. Revise os seus horários — talvez você possa readequar a hora do sono, por exemplo, para trabalhar com mais disposição.

    Perceba também se o seu espaço de trabalho não atrapalha a sua rotina: será que um local mais organizado e silencioso não seria mais produtivo?

    Organize seus arquivos

    Desorganização também pode tomar o seu tempo. Imagine se toda vez que precisar acessar um arquivo você tenha que revirar o computador atrás dele… Portanto, organize os seus documentos e pastas e deixe à mão aqueles itens que você mais costuma acessar.

    Defina metas e objetivos claros

    O trabalho se torna mais preciso quando você tem metas e objetivos claros. Se você sabe aonde quer chegar, pode percorrer o caminho com mais eficiência e menos retrabalho. Além disso, metas e objetivos dão mais motivação, o que também contribui para a agilidade na produção.

    Defina prioridades

    Muitas vezes, perdemos tempo com tarefas que não são prioritárias, enquanto outras atividades mais urgentes ou importantes ficam para trás. Portanto, saiba definir prioridades nas tarefas, com base na sua urgência e relevância.

    Minimize distrações

    Distrações dificultam bastante a gestão do tempo. Muitas vezes nos distraímos com conversas paralelas, notificações do celular, uma olhadinha nas redes sociais

    Não se martirize por cair nessas distrações, que são comuns quando estamos cansados ou entediados. Mas procure entender por que você se distrai tanto e como pode minimizar isso no dia a dia.

    Pesquisa e planejamento de conteúdo: como se preparar antes de começar a produzir?

    Mais uma vez, a dica para otimizar o tempo na produção de conteúdo é se preparar melhor antes de começar a produzir. Agora, vamos ver algumas ideias para planejar a criação do conteúdo, que vão ajudar você a escrever mais rapidamente.

    Realize uma pesquisa eficaz antes da produção

    Fazer uma boa pesquisa antes da produção traz embasamento para a escrita e evita você ter que ficar saindo do texto para buscar um novo dado ou informação.

    Então, pesquise em sites que são referência no seu nicho, relatórios de pesquisas atualizadas, institutos de pesquisa e associações empresariais, entre outras fontes de dados, primários e secundários.

    Crie um calendário editorial

    O calendário editorial define as pautas, datas e prazos de produção, publicação e divulgação. Com esse planejamento, você sabe bem o que deve escrever em cada dia e quais prazos deve cumprir, o que ajuda bastante a se organizar e ganhar tempo.

    Construa uma estrutura de tópicos

    Na hora da escrita, planeje também o que você vai escrever. Monte a estrutura de intertítulos da publicação, até para você ter uma ideia melhor do tamanho que o conteúdo vai tomar. Ao longo desse trabalho, você pode anotar os principais tópicos que devem entrar em cada intertítulo.

    Anote insights de temas, assuntos e frases

    Mantenha uma rotina de anotar ideias que surgem pelo caminho. Elas podem ser retomadas depois, na hora da produção, e facilitar a escrita, principalmente quando dá aquele branco sobre o que falar. Mas cuide para não desenvolver demais uma ideia fora de hora, que pode acabar tirando o seu foco.

    Ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo: quais são as melhores?

    As ferramentas estão aí para nos ajudar. Na hora da produção de conteúdo, elas podem automatizar e facilitar tarefas que tomam tempo, além de organizar informações que estejam perdidas por aí.

    Veja agora algumas indicações de ferramentas para produção de conteúdo que você pode usar no dia a dia.

    Trello

    Trello é uma ferramenta de gestão de projetos. Quando você planeja pautas de produção ou a escrita de uma publicação, está fazendo nada menos que um projeto. Então, os boards do Trello podem ajudar você a organizar as tarefas, visualizar o que precisa ser feito e o que já foi e delegar funções quando estiver trabalhando em equipe.

    Evernote

    Sabe aquela dica de anotar ideias que surgem no caminho? O Evernote pode ser um bom aliado para isso, já que oferece um aplicativo que funciona como um bloco de notas, mas cheio de recursos para organizar as ideias, salvar links e imagens, fazer checklists, entre outros.

    Semrush

    A Semrush pode ajudar você no momento de pesquisa e planejamento de pautas. A ferramenta oferece recursos de pesquisa de palavras-chave e de concorrentes, para que você crie conteúdos otimizados para o Google e relevantes para os usuários.

    AnswerThePublic

    AnswerThePublic é uma ferramenta interessante para a pesquisa. Você pode saber o que as pessoas estão perguntando ao Google sobre determinados tópicos. Assim, conseguirá gerar ideias de palavras-chave para usar nos seus textos e criar pautas que atendem às necessidades do público.

    ChatGPT

    ChatGPT é uma das principais ferramentas de IA dos últimos tempos. Você pode aproveitá-la aplicando prompts de inteligência artificial, em busca de novas ideias de pautas e escrita, principalmente para quando elas fogem da cabeça. Mas procure sempre aprimorar o que a ferramenta sugerir, para adequar aos objetivos do seu conteúdo.

    Google Drive

    O Google Drive é a ferramenta de armazenamento do Google que vai ajudar você a organizar seus arquivos. Você pode guardar tudo ali para acessar de qualquer lugar, até mesmo estando offline, além de sincronizar com as pastas do seu computador. Assim tudo fica mais acessível rapidamente.

    Calendário do Google

    O Google Calendar ajuda você a organizar a sua rotina. Ao começar uma semana ou um dia, você pode visualizar tudo que tem para fazer e se planejar melhor. Além disso, é possível reservar horários da agenda para focar em uma tarefa específica, sem se distrair com outras atividades.

    WordPress e plugins

    O WordPress oferece recursos simples para criar páginas de sites e posts de blog com textos, imagens, vídeos, citações etc., além de agendar a sua publicação. Ainda por cima, os plugins facilitam outras tarefas da produção de conteúdo, como a otimização com técnicas de SEO.

    Envolvendo a equipe na produção de conteúdo: como outros membros podem contribuir?

    Digamos que você esteja responsável por escrever sobre recursos humanos, mas a sua expertise está mais relacionada com o marketing. Então, não seria melhor falar com a equipe de gestão de pessoas para escrever sobre isso?

    Envolver outros membros da empresa para escrever conteúdos do blog é uma maneira de otimizar o tempo de produção. Como especialistas na sua área, certamente eles têm muito mais a dizer, com mais propriedade e autoridade. É isso que fazemos na Rock quando criamos conteúdos mais específicos, como o post sobre o uso da inteligência artificial na empresa.

    Você, como produtor de conteúdo, pode orientar a criação do texto e editar a escrita para se adequar à linguagem do blog. Mas a essência do conteúdo vem de um especialista, o que torna o texto mais relevante para o leitor.

    Por fim, entenda que buscar formas de ganhar tempo na produção de conteúdo é importante para a sua produtividade e os resultados da estratégia. Mas não se sobrecarregue: descansar também é necessário para manter a agilidade e a qualidade dos conteúdos.

    As dicas que demos acima vão ajudar você a continuar produzindo conteúdos relevantes, mas com mais agilidade e eficiência.

    Agora, você pode pensar também em terceirizar algumas atividades de produção de conteúdo com redatores freelancers. Na plataforma WriterAccess, você encontra diversos profissionais especialistas para escrever os seus textos. Experimente agora!

    The post Como otimizar o tempo na produção de conteúdo para blogs? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Copa do Mundo Feminina no marketing: Uma abordagem sobre igualdade e oportunidades perdidas https://rockcontent.com/br/blog/copa-do-mundo-feminina-no-marketing/ Tue, 15 Aug 2023 18:41:27 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69486 A Copa do Mundo Feminina de 2023 chega ao fim no próximo domingo, 20 de agosto, e com ela também terminará o evento esportivo feminino mais patrocinado e transmitido de todos os tempos. Eu pessoalmente não entendo muito de futebol (e este artigo definitivamente não tratará de partidas e habilidades), mas sei algumas coisas sobre […]

    The post Copa do Mundo Feminina no marketing: Uma abordagem sobre igualdade e oportunidades perdidas appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    A Copa do Mundo Feminina de 2023 chega ao fim no próximo domingo, 20 de agosto, e com ela também terminará o evento esportivo feminino mais patrocinado e transmitido de todos os tempos.

    Eu pessoalmente não entendo muito de futebol (e este artigo definitivamente não tratará de partidas e habilidades), mas sei algumas coisas sobre marketing, diversidade, equidade e inclusão. Toda vez que eu via uma nova manchete falando sobre os investimentos sem precedentes e as conquistas de patrocínio da Copa do Mundo feminina deste ano, eu não conseguia deixar de me perguntar: por que demorou tanto?

    Com esse sentimento agridoce de orgulho pelas conquistas das equipes femininas e desconforto com empresas que ainda ignoram seu potencial, gostaria de expandir a discussão sobre como as marcas já estão usando a Copa do Mundo Feminina para seu benefício e onde estão perdendo oportunidades.

    Alguns pontos que desejo trazer à discussão são:

    • É bastante simples para a mídia destacar uma série de conquistas notáveis ​​quando o cenário anterior é marcado por desigualdades, como é o caso ao discutir gênero no futebol (e em muitos outros esportes);
    • Certamente devemos reconhecer todos os ganhos, mas há um risco em ter uma memória tão curta e reduzir tudo a conquistas. Isso pode levar a uma ignorância sobre toda a estrutura de desigualdade que existia antes;
    • Por último, e o mais importante, me vi refletindo sobre como as marcas estão “perdendo oportunidades nos pênaltis” durante esta Copa do Mundo Feminina da FIFA. É um cenário tão promissor e empolgante para as mulheres no esporte. E, naturalmente, pensei em como outras marcas estão finalmente começando a ter um impacto significativo.

    Vamos refletir juntos?

    O contexto da Copa do Mundo Feminina 2023

    De acordo com a FIFA, até 4 de agosto, 1,7 milhão de ingressos para os jogos haviam sido vendidos em 2023, superando a meta inicial de 1,3 milhão. Além disso, 42.137 pessoas compareceram ao jogo de abertura na Nova Zelândia, representando a maior audiência na história do futebol do país – tanto em jogos masculinos quanto femininos.

    Destaques também surgem quando se trata de audiência televisiva e online, e até mesmo na venda de camisas de determinadas equipes. Um exemplo emblemático é o das Matildas, a equipe anfitriã do campeonato.

    Além desses recordes, outro contexto chama minha atenção: este tornamento marca a última aparição na Copa do Mundo para algumas das melhores jogadoras do esporte. Por exemplo, a ícone brasileira Marta, a maior artilheira de todas as Copas do Mundo entre homens e mulheres, e a forte jogadora americana Megan Rapinoe.

    Avanços rumo à igualdade e oportunidades perdidas

    Observando este cenário histórico no futebol feminino, a sensação é de que progredimos, mas algo ainda está faltando.

    Esse “algo” que está faltando pode ser o envolvimento de marcas de pequeno e médio porte que ainda não reconheceram o potencial de mercado na categoria feminina, ou que não perceberam a demanda por ampliação de sua responsabilidade social.

    Adidas, Coca-Cola, Hyundai e McDonald’s, por exemplo, são parceiras e patrocinadoras do torneio, entre outros gigantes. A maioria dos principais players de mercado que apoiaram o futebol feminino está realmente fazendo um ótimo trabalho. Esse esforço, sem dúvida, trará resultados para a paridade de gênero há muito aguardada no futebol.

    Por outro lado, a presença de pequenas e médias empresas ainda precisa ser ampliada.

    Coca-Cola launches new ‘Believing is Magic’ campaign for the 2023 FIFA Women’s World Cup
    Campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo Feminina de 2023

    O evento ainda não é relevante o suficiente

    Se há uma lição que aprendi ao longo dos anos, em relação à correlação entre marketing e defesa da diversidade, é que o progresso autêntico no comportamento e mentalidade se torna evidente quando todas as marcas buscam algum reconhecimento dentro de um tópico relevante.

    Um exemplo recente é o filme da Barbie, que ganhou destaque de negócios modestos a substanciais em várias áreas, mídias online e offline e influenciadores de tamanhos variados.

    Durante a Copa do Mundo Masculina de 2022, as marcas foram cautelosas para não infringir os direitos autorais da FIFA, e a questão foi tão notável que mereceu cobertura em nosso blog. Agora, nosso foco mudou: a preocupação é despertar o interesse até mesmo de empresas de pequeno a médio porte para discutir a equidade das mulheres no futebol. É imperativo que eles percebam este cenário como uma oportunidade de avanço, tanto em termos de equidade quanto de aprimoramento de marca.

    Conclusão

    Portanto, minha pergunta é: o que sua empresa, agência ou você como profissional está fazendo para apoiar as mulheres no esporte durante este período de tantos recordes e conquistas inéditas? Se você não está fazendo nada, certamente está perdendo uma oportunidade.

    Aqui estão algumas dicas sobre como você pode aproveitar esse leque de oportunidades de marketing:

    • Adote uma postura de marca para Diversidade, Equidade e Inclusão. Aproveite momentos-chave como a Copa do Mundo Feminina para demonstrar esse compromisso na prática;
    • Busque maneiras de criar conexões com seu público durante o torneio. Isso pode abranger pequenos gestos, como reconhecer mulheres excepcionais como Marta nas redes sociais;
    • Inicie o processo agora, em vez de esperar mais quatro anos! A Copa do Mundo pode terminar em questão de dias, mas a igualdade de gênero é um tema que exige consistência por parte de marcas e profissionais.

    Se você está buscando inspiração sobre por onde começar, minha sugestão é acessar nosso quarto Relatório de Impacto Social, Diversidade, Equidade e Inclusão da Rock Content! Nele, discutimos o que realizamos em 2022, onde pretendemos melhorar e para onde pretendemos ir. Leia agora!

    The post Copa do Mundo Feminina no marketing: Uma abordagem sobre igualdade e oportunidades perdidas appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Como usar o AI Content Wizard para criar pautas de conteúdo eficientes? https://rockcontent.com/br/blog/ai-content-wizard-para-pautas-de-conteudo/ Mon, 14 Aug 2023 17:23:22 +0000 https://rockcontent.com/br/?p=69463 Descubra como o AI Content Wizard pode agilizar sua criação de pautas e impulsionar a produção de conteúdo de maneira eficiente.

    The post Como usar o AI Content Wizard para criar pautas de conteúdo eficientes? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>
    Seja você um gerente de conteúdo, especialista em SEO ou até mesmo um growth hacker, é provável que você precise criar pautas de conteúdo vez por outra (ou várias vezes) durante a sua rotina no marketing. 

    Pode ser que sua equipe de marketing de conteúdo já tenha atingido um nível de maturidade em que os processos de criação já estão bem definidos e são muito funcionais. Ou, talvez, você esteja dando os primeiros passos para estruturar um fluxo de conteúdo fluído, e qualquer ajuda é bem-vinda. 

    Qualquer que seja o seu caso, é fato que estamos sempre em busca de soluções para otimizar e acelerar nossas tarefas no marketing.

    Aqui na Rock Content não é diferente. Vivemos na pele o dia a dia do marketing digital e estamos sempre em busca de criar ferramentas que o torne cada vez mais prático e automatizado. 

    E atire a primeira pedra o profissional de marketing que não recorreu à Inteligência Artificial este ano para otimizar seu trabalho, certo?

    Pois é, nós também. E, quando se trata de criar pautas e ter ideias de conteúdo, temos uma carta escondida na manga: o AI Content Wizard.

    Neste artigo, vou te mostrar como esta IA pode facilitar sua criação de pautas e dar vazão à ideias e produção de conteúdo. Continue lendo para descobrir as melhores formas de usar esse recurso!

    Como o AI Content Wizard funciona?

    Em suma, o AI Content Wizard te ajuda a identificar lacunas de conteúdo no seu site, ou seja, oportunidades de conteúdo que você ainda não está aproveitando, e transformá-las em pautas alinhadas com a sua estratégia e audiência. 

    Para que a IA faça sua “mágica”, você precisa fornecer os seguintes dados:

    • Site da empresa
    • Localização da audiência
    • Setor de mercado da empresa
    • Competidores
    • Palavras-chave (sugeridas e adicionais)
    • Descrição do público-alvo

    A partir dessas informações, a ferramenta conseguirá te sugerir três temas para o seu conteúdo. 

    Para cada um desses temas, você terá acesso à análise de palavras-chave com volume de busca, índice de dificuldade, e possível abordagem para o conteúdo que atende à demanda da inteção de busca do usuário.

    É como reduzir e automatizar várias etapas de pesquisa e desenvolvimento da estratégia de conteúdo em uma só. Nada como ganhar tempo, não é? 

    Leia também: Potencialize sua estratégia de conteúdo com o AI Content Wizard no WriterAccess

    Usando o AI Content Wizard para criar pautas de conteúdo

    A forma de uso do AI Content Wizard vai variar de acordo com o nível de maturidade e necessidades da sua equipe. Pode ser que você precise de mais ou menos ajuda a depender do tamanho do seu time, objetivos com a produção de conteúdo, entre outros fatores. 

    Listei aqui duas formas principais de usar o AI Content Wizard para criar pautas de conteúdo que funcionam, de acordo com as demandas da sua equipe de marketing.

    AI Content Wizard para equipes iniciantes

    Uma equipe de marketing iniciante muitas vezes é composta por poucos membros, ou até mesmo um só. 

    Se esse for o seu caso, provavelmente você precisa automatizar o máximo possível de tarefas operacionais para conseguir focar em ações mais estratégicas, como criação de planos e análise de dados. 

    Você pode contar com o AI Content Wizard para identificar oportunidades de conteúdo, criar pautas do zero e desenvolver os briefings completos a serem enviados aos nossos redatores freelancers pelo WriterAccess

    Com o direcionamento do briefing criado pela ferramenta, aliado à expertise e criatividade dos nosso redatores, você terá acesso a conteúdos de alta qualidade em pouco tempo e com mínimo esforço

    Confira um exemplo de briefing que nós enviamos direto do AI Content Wizard para nossa redatora Shannon H, para o tema “segmentação por palavra-chave”*:

    Este artigo para blog fornecerá insights e orientações valiosos sobre estratégias eficazes de segmentação por palavra-chave. 

    O objetivo é expor os fatores que fazem com que uma palavra-chave não seja adequada para uma estratégia, e oferecer dicas para otimizar a pesquisa de palavras-chave e a produção de conteúdo. 

    O artigo se concentrará em palavras-chave com baixo índice de dificuldade e de cauda longa com intenção de busca informativa, para aumentar o tráfego orgânico e melhorar o desempenho de SEO.

    Estes são os subtítulos do pedido:

    H1 O poder das estratégias eficazes de segmentação por palavra-chave
    H2 Entendendo a importância da segmentação por palavra-chave
    H2 Identificando os fatores que tornam uma palavra-chave incorreta para sua estratégia
    H2 Otimização da pesquisa de palavras-chave para um índice de dificuldade baixo
    H2 Aproveitamento de palavras-chave de cauda longa para intenção de busca informativa
    H2 Implementação de estratégias eficazes de segmentação por palavra-chave
    *Este briefing foi originalmente produzido em inglês. A versão apresentada neste artigo é uma tradução livre.

    Este briefing completo foi feito em alguns minutos com a ajuda do AI Content Wizard, que puxou dados do nosso Web Crawler exclusivo e métricas utilizadas por ferramentas especializadas em SEO como SEMRush, Hrefs, Moz, SimilarWeb, Backlinko e outras.

    Tudo isso para identificar a melhor oportunidade de conteúdo para o meu negócio baseado em dados

    Você pode conferir o artigo final na íntegra aqui!

    AI Content Wizard para equipes avançadas

    Por outro lado, uma equipe de marketing avançada tem outras necessidades. 

    Aqui na Rock Content, nós temos uma grande parte do nosso time dedicada a marketing de conteúdo. 

    Eu, por exemplo, atuo exclusivamente como estrategista de SEO e tenho mais tempo dedicado à pesquisa de palavras-chave e oportunidades de conteúdo do que uma equipe iniciante.

    Se esse também for o seu caso, uma abordagem que pode funcionar bem é fundir as ideias geradas pelo AI Content Wizard ao seu modelo usual de pauta e briefing. 

    Você pode conhecer mais mais sobre o nosso processo e modelo de briefing neste artigo (e, de quebra, pegar um template para a sua equipe!).

    A ferramenta ainda te poupará tempo na identificação de lacunas de conteúdo e possíveis palavras-chave que talvez você não tenha descoberto ainda. 

    Além disso, ela te ajuda a definir o título e subtítulos do seu texto, que muitas vezes é o que guia a estrutura de um bom briefing. 

    Confira a seguir mais um exemplo de briefing, desta vez um que uniu as ideias do AI Content Wizard com o nosso modelo de briefing interno. Ele foi enviado à nossa redatora Danielle S, para o mesmo tema “segmentação de palavra-chave”*:

    Informações Básicas
    Audiência
    Este conteúdo é destinado a profissionais de marketing, gestores de marcas, e empreendedores.
    Topo de funil
    ObjetivoPonto de dor da audiência a ser aliviado por este artigo: 

    “Quando crio minha estratégia de SEO/conteúdo, quero segmentar as palavras-chave certas, para que eu possa ganhar tráfego orgânico para meu site e, por fim, converter mais.”
    SEO
    Palavras-chave
    Palavra-chave primária: Segmentação de palavras-chave

    Outras palavras-chave:
    Palavras-chave erradas
    Erros na pesquisa de palavras-chave
    Links internoshttps://rockcontent.com/blog/what-is-seo/ 
    https://rockcontent.com/blog/keyword-optimization/
    https://rockcontent.com/blog/keywords-explorer/ 
    https://rockcontent.com/blog/advanced-keyword-research/ 
    https://rockcontent.com/blog/secondary-keywords-in-seo/ 
    CTAhttps://www.writeraccess.com/trial/ 
    Orientações
    Guia de estiloUse parágrafos curtos (2 a 3 linhas, de preferência)
    O primeiro link deve ser interno;
    Dados, exemplos e estudos são bem-vindos;
    Use texto em negrito para enfatizar os pontos principais; 
    Entenda que tipo de conteúdo você produzirá.
    Voz e tomEducacional
    Autoritativo
    Estrutura
    H1 Melhorando a segmentação por palavra-chave: Evitando palavras-chave erradas
    Observe que este artigo não trata da segmentação de palavras-chave relacionadas a PPC, mas sim da pesquisa de palavras-chave para tráfego orgânico.

    Introdução
    Comece com uma introdução atraente que apresente notícias, estatísticas ou dados científicos, fatos curiosos ou storytelling.

    H2 #1 Entendendo o impacto dos erros de pesquisa de palavras-chave no desempenho de SEODiscuta alguns erros comuns na pesquisa de palavras-chave e como eles afetam negativamente o SEO de um site.
    H2 #2 Estratégias para melhorar a segmentação de palavras-chave e seus resultados
    H3 #1 Identificar palavras-chave erradas em sua estratégiaH3 #2 Focar palavras-chave de baixa dificuldade
    H3 #3 [Adicionar mais uma estratégia]

    Conclusão
    Conclua o artigo e não se esqueça de adicionar um CTA ao AI Content Wizard do WriterAccess, que ajuda os profissionais de marketing e analistas de conteúdo a encontrar as melhores palavras-chave para sua estratégia de conteúdo.
    *Este briefing foi originalmente produzido em inglês. A versão apresentada neste artigo é uma tradução livre.

    Você pode conferir o artigo final na íntegra aqui!

    Usufruindo de AI no marketing, de forma ética

    O surgimento e consolidação de ferramentas de AI para marketing traz consigo praticidade e aceleração na execução de tarefas, mas também muitas questões sobre um uso equilibrado e ético

    Em especial na criação de conteúdo, são frequentes os problemas com plágio, direitos autorais e qualidade geral do conteúdo.

    O AI Content Wizard oferece para equipes de marketing uma forma de se manter atualizado com o mercado de ferramentas baseadas em inteligência artificial, sem sacrificar qualidade e legalidade de seu conteúdo. É o melhor dos dois mundos: a eficiência da IA aliada à criatividade humana

    Aqui na Rock Content, estamos empenhados em criar cada vez mais soluções com tecnologia de ponta que otimizem as rotinas de marketing de diverso setores. 

    Contudo, fazemos isso com cautela e sempre prezando pela qualidade e minimização de quaisquer danos.

    Ficou interessado pelo AI Content Wizard? Você pode testá-lo gratuitamente juntamente com todas as nossas outras ferramentas de IA durante o teste grátis do WriterAccess. Garanta sua demonstração gratuita agora mesmo!

    The post Como usar o AI Content Wizard para criar pautas de conteúdo eficientes? appeared first on Rock Content - BR.

    ]]>